Edições anteriores

  • Revista Fatec de Tecnologia e Ciências
    v. 1 n. 1 (2016)

    Temos a grata satisfação de apresentar ao publico leitor o primeiro volume da Revista Fatec de Tecnologia e Ciências! 

    Neste volume trazemos artidos dos nossos professores Abimael Borges dos Santos, também editor da revista, que faz uma análise da Lei nº. 12.737/12, art. 154-a do Código Penal, que tipifica os delitos cibernéticos e ficou conhecida como Lei Carolina Dieckmann, Hosana Maria de Meireles Batista que trás o artigo "Trabalho de conclusão de curso – TCC no ensino superior: avaliação ou determinação?", Washington Flávio Carvalho da Cruz, com o artigo  "No campo das Ciências Sociais: uma visita “A Morte e a Morte de Quincas Berro D’água” reflete os padrões socais preestabelecidos pela sociedade contemporânea.", e o professor Me. Raimundo Washington dos Santos, com o artigo "As mulheres quilombolas e a economia solidária numa perspectiva de cultura na sociedade ocidental", mas também temos a participação de Cristiane Mendes da Silva Santos com seu artigo "Nos vendo por espelho: as experiências de letramento na formação de professores do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa  no município de Alagoinhas - Bahia".

    Desejamos uma excelente leitura!

    Alagoinhas, junho de 2016.

    Prof. Abimael Borges dos Santos

    Editor

     

  • Revista Fatec de Tecnologia e Ciências
    v. 2 n. 1 (2017)

    Nos tempos em que vivemos o mundo precisa de soluções eficientes para os problemas que a modernidade enfrenta.

    Nós avançamos muito em tecnologia e ciência, modernizamos a nossa indústria, criamos equipamentos sofisticados que fazem nossas atividades com uma rapidez incrível.

    Nós desenvolvemos técnicas de gestão e administração capazes de nos garantir enorme satisfação na produtividade das empresas e dos governos.

    Diante de todas essas conquistas, até chegamos a acreditar que o nosso tempo seria mil maravilhas, pois já teríamos resolvido os problemas que mais castigaram a humanidade ao longo das eras.

    No entanto, quanto mais fomos nos desenvolvendo, quanto mais perguntas foram sendo respondidas, nos descobrimos diante de diversos outros questionamentos e desafios tão grandes como se considera uma das perguntas mais fundamentais: quem somos perante o universo?

    Talvez a nossa ilusão em encontrar todas as respostas seja apenas o caminho das pedras para o encontro com novos desafios.

    A humanidade continuará tendo que lidar com inúmeros problemas, e a nossa luta pelo saber pela construção do conhecimento será eterna.

    A Revista Fatec de Tecnologia e Ciência vem nesse sentido, colaborar com o mundo na pesquisa acadêmica para que as novas gerações encontrem as respostas para as perguntas que nos moveram até aqui.

    Abimael Borges  - Editor

  • Revista Fatec de Tecnologia e Ciências
    v. 5 n. 1 (2020)

    No dia 11 de março de 2020 o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde - OMS, Tedros Ghebreyesus, declarou que o covid-19 é uma pandemia. O mundo inteiro discute uma saída para a crise e as mais diversas opções de enfrentamento ao vírus é tomada, entre elas, aquelas que colocaram países inteiros de portas fechadas. Uso de máscaras e álcool em gel passaram a fazer parte da rotina dos cidadãos.

    Os grandes desafios para esta geração estavam postos à mesa. O número de casos cada vez maior, a corrida na busca de uma vacina, mitigação das liberdades individuais como alternativa para redução dos números de casos. Um dia paramos de ir ao trabalho com a promessa de voltar em 15 dias, no entanto, oito meses depois ainda paira a dúvida se tudo ainda voltará ao normal.

    O mundo está em transição para uma novo momento e com certeza, não há momento melhor para a produção do conhecimento científico a não ser em momentos de grande agitação, onde os problemas exigem novas soluções.

    A RFTC este ano, afetada pela pandemia, vem apenas com um único volume, mas cheia de novidades e na esperança de que breve possamos olhar para trás e constatar que vencemos e amadurecemos.

    Boa leitura!

     

    Prof. Abimael Borges - Editor