v. 5 n. 1 (2020): Revista Fatec de Tecnologia e Ciências

					Visualizar v. 5 n. 1 (2020): Revista Fatec de Tecnologia e Ciências

No dia 11 de março de 2020 o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde - OMS, Tedros Ghebreyesus, declarou que o covid-19 é uma pandemia. O mundo inteiro discute uma saída para a crise e as mais diversas opções de enfrentamento ao vírus é tomada, entre elas, aquelas que colocaram países inteiros de portas

fechadas. Uso de máscaras e álcool em gel passaram a fazer parte da rotina dos cidadãos.

Os grandes desafios para esta geração estavam postos à mesa. O número de casos cada vez maior, a corrida na busca de uma vacina, mitigação das liberdades individuais como alternativa para redução 8dos números de casos. Um dia paramos de ir ao trabalho com a promessa de voltar em 15 dias, no entanto, oito meses depois ainda paira a dúvida se tudo ainda voltará ao normal.

O mundo está em transição para uma novo momento e com certeza, não há momento melhor para a produção do conhecimento científico a não ser em momentos de grande agitação, onde os problemas exigem novas soluções.

A RFTC este ano, afetada pela pandemia, vem apenas com um único volume, mas cheia de novidades e na esperança de que breve possamos olhar para trás e constatar que vencemos e amadurecemos.

Boa leitura!

 

Prof. Abimael Borges - Editor

Publicado: 2021-03-05

Artigos Científicos