Nos vendo por espelho: as experiências de letramento na formação de professores do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa no município de Alagoinhas - Bahia

Autores

  • Cristiane Mendes da Silva Santos

Palavras-chave:

Letramento,, Formação de Professores, Memórias

Resumo

O presente artigo é resultado de uma experiência como Coordenadora Local da Formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC no município de Alagoinhas – Bahia e tem como objetivo analisar o letramento de professores na Formação– PNAIC, no período de 2013 a 2014. Dessa forma, o trabalho como coordenadora garantiu a aproximação com o universo dos professores, o que possibilitou o reconhecimento das construções subjetivas e inovadoras durante a formação.Teoricamente, os subsídios vieram de Sousa (2000) que discorre sobre a importância da dimensão pessoal na formação de professores. Ferreira (2012) que tratada formação em contexto profissional. Soares (1998) que apresenta uma discussão sobre Letramento. Cruz, Manzoni e Silva (2012) que refletem sobre as rotinas pedagógicas na perspectiva do letramento. Bauer (2007) que apresenta uma discussão sobre a relação entre resistência e Representações Sociais; e Martins (2011) que discorre sobre o portfólio e o trabalho com memórias.Ficou evidente, neste trabalho, que quando há investimento, dos Órgãos Gestores em Formação Continuada para os professores, isto promove o diálogo com os educadores em busca da superação de limitações técnicas. Constatando-se que a fertilidade da Formação Continuada em Serviço se encontra alicerçada em princípios como a gestão democrática, a universalização, a criatividade, a inovação e o respeito à dimensão pessoal dos profissionais da educação.

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Publicado

2020-10-07