COMO AS EXPERIÊNCIAS NÃO-ESCOLARES SÃO MOBILIZADAS NA PARTICIPAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM UM AMBIENTE DE MODELAGEM MATEMÁTICA

Autores

  • Jaíra de Souza Gomes Bispo

Palavras-chave:

Modelagem Matemática, Educação de Jovens e Adultos, Experiências Não-Escolares, Participação

Resumo

O presente artigo aborda um estudo sobre como as experiências não-escolares são mobilizadas na participação de alunos Jovens e Adultos em um Ambiente de Modelagem Matemática. Para isso, foi identificado na participação dos alunos, com base nas discussões matemáticas, técnicas e reflexivas, os momentos de interação referenciada nas experiências vividas, sejam elas externas ou escolares. A pesquisa relatada é qualitativa e tem como método de coleta de dados a observação, feita sobre um grupo de alunos de uma escola pública, no interior do estado da Bahia. A análise de dados foi realizada com suporte na literatura apresentada, com foco na mobilização das experiências não escolares dos alunos. Assim, concluiu-se que as experiências não-escolares mobilizadas na participação de jovens e adultos em um ambiente de modelagem matemática permitem que os alunos interajam com o professor e com demais colegas da turma; questionem e assumam ou abandonem hipóteses; escolham estratégias para resolução de problemas; assumam responsabilidades para execução de uma tarefa; assumam novos pressupostos e a partir destes modifiquem suas estratégias; e apresentem seus entendimentos com base nos resultados encontrados.

Biografia do Autor

Jaíra de Souza Gomes Bispo

Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências, da Universidade Federal da Bahia (UFBA – Salvador/ Ba) e Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS – Feira de Santana/ Ba), Professora Assistente do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade do Estado da Bahia (UNEB/Campus II Alagoinhas – BA), Professora de Matemática da Educação Básica pela Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC-BA), Coordenadora da Feira de Matemática de Alagoinhas (FEMÁTICA).

Downloads

Publicado

2021-03-05