Olá turma, estaremos compartilhando conhecimento nesta disciplina com o intuito de trazer discussões sobre o uso das novas tecnologias no ensino superior. Assim, quero que responda mentalmente algumas questões:  

- Quando acorda pega logo o celular? 

- Quantos aplicativos têm no seu celular? 

- A quantidade de respostas no whatsapp foi a mesma de ligação? 

- Quais redes sociais você tem conta? 

Nos vemos na aula! 

Abs,

Pró Elbênia Ramos

Olá discente, 

A disciplina de Metodologias ativas e Ludicidade na Educação Superior tem como objetivo proporcionar um espaço de reflexão e novas possibilidades para as questões que envolvem as metodologias ativas e discutir os princípios teóricos e didático-metodológicos que orientam as metodologias ativas e ludicidade para o ensino-aprendizagem. 

O caminho a ser percorrido dependerá principalmente da atuação e dedicação de vocês, estarei com vocês para mediar a aprendizagem.  

Contem comigo e eu conto com vocês!

 Profª Doutora Elbênia Ramos

 A disciplina intitulada Didática do Ensino Superior auxilia você, aluno na Especialização nas escolhas das melhores estratégias de ensinagem no âmbito acadêmico. Auxilia também no desenvolvimento do plano de ensino e aprendizagem - PEA, desde os objetivos de aprendizagens e as competências a serem desenvolvidas, procedimentos metodológicos e processos avaliativos. 
 Finalizamos a etapa presencial com 20 horas e agora você vai mergulhar nesta sala de aula virtual colaborando e interagindo entre pares.

 Lembrem-se que eu sou mediadora no processo e que vocês devem acessar, explorar e desenvolver autonomia ao longo deste novo percurso. 

 Vamos nessa!
 Profª Mestre Maynara Maia Muller 

Este curso abrangente sobre Política e Gestão do Ensino Superior no Brasil foi projetado para fornecer aos participantes uma compreensão aprofundada das dinâmicas, desafios e oportunidades que moldam o cenário educacional superior do país. Ao longo do curso, os participantes explorarão as políticas educacionais, os aspectos administrativos e as questões sociais que influenciam o sistema de ensino superior no Brasil. O curso também analisará as tendências atuais e futuras que impactam a educação superior, incentivando discussões críticas e reflexões construtivas.

Objetivos:

  • Compreender o contexto histórico e evolução do ensino superior no Brasil.
  • Analisar as políticas educacionais e suas implicações na gestão das instituições de ensino superior.
  • Explorar os desafios de acesso, equidade e qualidade no sistema de ensino superior.
  • Examinar as relações entre universidades, governo, setor privado e sociedade civil.
  • Discutir estratégias de internacionalização e inovação no ensino superior brasileiro.
  • Avaliar as tendências globais e suas influências no cenário educacional brasileiro.
  • Promover a capacidade dos participantes de formular soluções inovadoras para os desafios da educação superior.

Módulos do Curso:

  1. Introdução ao Ensino Superior no Brasil: História, Estrutura e Desafios

    • Panorama histórico da educação superior no Brasil.
    • Organização e estrutura do sistema de ensino superior.
    • Principais desafios enfrentados pelas instituições de ensino superior.
  2. Políticas Educacionais e Legislação no Ensino Superior

    • Análise das políticas educacionais e marcos legais relevantes.
    • Papel do Ministério da Educação e órgãos reguladores.
    • Avaliação da qualidade e regulação das instituições.
  3. Equidade e Acesso no Ensino Superior

    • Barreiras ao acesso igualitário à educação superior.
    • Ações afirmativas e políticas de inclusão.
    • Promoção da equidade de gênero e diversidade.
  4. Gestão Administrativa e Financeira das Instituições de Ensino Superior

    • Administração institucional e tomada de decisões.
    • Gestão de recursos humanos e financeiros.
    • Captação de recursos e financiamento das instituições.
  5. Relações Institucionais e Engajamento da Sociedade

    • Parcerias entre universidades, governo, setor privado e sociedade civil.
    • Responsabilidade social das instituições de ensino superior.
    • Contribuição para o desenvolvimento sustentável local e nacional.
  6. Tendências Globais e Inovação no Ensino Superior

    • Internacionalização do ensino superior: oportunidades e desafios.
    • Tecnologia e inovação no ensino e aprendizagem.
    • Modelos emergentes de educação superior.
  7. Projeto Final: Desenvolvimento de Soluções para Desafios da Educação Superior

    • Os participantes trabalharão em grupos para identificar e abordar um desafio específico do ensino superior no Brasil, propondo soluções inovadoras e viáveis.

Metodologia: O curso combinará palestras, estudos de caso, discussões em grupo, atividades práticas, análise de documentos de políticas, análise de dados estatísticos e interação com especialistas convidados do campo da educação superior e da política educacional no Brasil.

Público-Alvo:

  • Profissionais da área de educação e gestão educacional.
  • Gestores de instituições de ensino superior.
  • Pesquisadores e acadêmicos interessados em políticas educacionais.
  • Estudantes de pós-graduação em áreas relacionadas.

Duração: O curso terá duração de 40 horas, distribuídas ao longo de 3 semanas.

Avaliação: A avaliação será baseada na participação ativa, apresentações individuais e em grupo, discussões moderadas, bem como na entrega e avaliação do projeto final.

Certificação: Os participantes que cumprirem os requisitos do curso receberão um certificado de conclusão.

Esse projeto de curso visa aprofundar o entendimento dos participantes sobre as complexidades da política e gestão do ensino superior no Brasil, capacitando-os a enfrentar os desafios e explorar as oportunidades que permeiam o cenário educacional superior do país.