Olá turma, estaremos compartilhando conhecimento nesta disciplina com o intuito de trazer discussões sobre o uso das novas tecnologias no ensino superior. Assim, quero que responda mentalmente algumas questões:
- Quando acorda pega logo o celular?
- Quantos aplicativos têm no seu celular?
- A quantidade de respostas no whatsapp foi a mesma de ligação?
- Quais redes sociais você tem conta?
Nos vemos na aula!
Abs,
Pró Elbênia Ramos
- Teacher: Elbênia Marla Ramos Silva
Olá discente,
A disciplina de Metodologias ativas e Ludicidade na Educação Superior tem como objetivo proporcionar um espaço de reflexão e novas possibilidades para as questões que envolvem as metodologias ativas e discutir os princípios teóricos e didático-metodológicos que orientam as metodologias ativas e ludicidade para o ensino-aprendizagem.
O caminho a ser percorrido dependerá principalmente da atuação e dedicação de vocês, estarei com vocês para mediar a aprendizagem.
Contem comigo e eu conto com vocês!
Profª Doutora Elbênia Ramos
- Teacher: Elbênia Marla Ramos Silva
A disciplina intitulada Didática do Ensino Superior auxilia você, aluno na Especialização nas escolhas das melhores estratégias de ensinagem no âmbito acadêmico. Auxilia também no desenvolvimento do plano de ensino e aprendizagem - PEA, desde os objetivos de aprendizagens e as competências a serem desenvolvidas, procedimentos metodológicos e processos avaliativos.
Finalizamos a etapa presencial com 20 horas e agora você vai mergulhar nesta sala de aula virtual colaborando e interagindo entre pares.
Lembrem-se que eu sou mediadora no processo e que vocês devem acessar, explorar e desenvolver autonomia ao longo deste novo percurso.
Vamos nessa!
Profª Mestre Maynara Maia Muller
- Teacher: Maynara Muller
Este curso abrangente sobre Política e Gestão do Ensino Superior no Brasil foi projetado para fornecer aos participantes uma compreensão aprofundada das dinâmicas, desafios e oportunidades que moldam o cenário educacional superior do país. Ao longo do curso, os participantes explorarão as políticas educacionais, os aspectos administrativos e as questões sociais que influenciam o sistema de ensino superior no Brasil. O curso também analisará as tendências atuais e futuras que impactam a educação superior, incentivando discussões críticas e reflexões construtivas.
Objetivos:
- Compreender o contexto histórico e evolução do ensino superior no Brasil.
- Analisar as políticas educacionais e suas implicações na gestão das instituições de ensino superior.
- Explorar os desafios de acesso, equidade e qualidade no sistema de ensino superior.
- Examinar as relações entre universidades, governo, setor privado e sociedade civil.
- Discutir estratégias de internacionalização e inovação no ensino superior brasileiro.
- Avaliar as tendências globais e suas influências no cenário educacional brasileiro.
- Promover a capacidade dos participantes de formular soluções inovadoras para os desafios da educação superior.
Módulos do Curso:
Introdução ao Ensino Superior no Brasil: História, Estrutura e Desafios
- Panorama histórico da educação superior no Brasil.
- Organização e estrutura do sistema de ensino superior.
- Principais desafios enfrentados pelas instituições de ensino superior.
Políticas Educacionais e Legislação no Ensino Superior
- Análise das políticas educacionais e marcos legais relevantes.
- Papel do Ministério da Educação e órgãos reguladores.
- Avaliação da qualidade e regulação das instituições.
Equidade e Acesso no Ensino Superior
- Barreiras ao acesso igualitário à educação superior.
- Ações afirmativas e políticas de inclusão.
- Promoção da equidade de gênero e diversidade.
Gestão Administrativa e Financeira das Instituições de Ensino Superior
- Administração institucional e tomada de decisões.
- Gestão de recursos humanos e financeiros.
- Captação de recursos e financiamento das instituições.
Relações Institucionais e Engajamento da Sociedade
- Parcerias entre universidades, governo, setor privado e sociedade civil.
- Responsabilidade social das instituições de ensino superior.
- Contribuição para o desenvolvimento sustentável local e nacional.
Tendências Globais e Inovação no Ensino Superior
- Internacionalização do ensino superior: oportunidades e desafios.
- Tecnologia e inovação no ensino e aprendizagem.
- Modelos emergentes de educação superior.
Projeto Final: Desenvolvimento de Soluções para Desafios da Educação Superior
- Os participantes trabalharão em grupos para identificar e abordar um desafio específico do ensino superior no Brasil, propondo soluções inovadoras e viáveis.
Metodologia: O curso combinará palestras, estudos de caso, discussões em grupo, atividades práticas, análise de documentos de políticas, análise de dados estatísticos e interação com especialistas convidados do campo da educação superior e da política educacional no Brasil.
Público-Alvo:
- Profissionais da área de educação e gestão educacional.
- Gestores de instituições de ensino superior.
- Pesquisadores e acadêmicos interessados em políticas educacionais.
- Estudantes de pós-graduação em áreas relacionadas.
Duração: O curso terá duração de 40 horas, distribuídas ao longo de 3 semanas.
Avaliação: A avaliação será baseada na participação ativa, apresentações individuais e em grupo, discussões moderadas, bem como na entrega e avaliação do projeto final.
Certificação: Os participantes que cumprirem os requisitos do curso receberão um certificado de conclusão.
Esse projeto de curso visa aprofundar o entendimento dos participantes sobre as complexidades da política e gestão do ensino superior no Brasil, capacitando-os a enfrentar os desafios e explorar as oportunidades que permeiam o cenário educacional superior do país.
- Teacher: Abimael Borges